Por: Marcio Souza
No dia 22 de novembro, a Rádio Catedral FM 106,7 promoveu no Auditório do Edifício João Paulo II o primeiro encontro de músicos católicos, com a presença do Arcebispo Dom Orani João Tempesta. O auditório, que tem capacidade para 350 pessoas foi aos poucos ficando completamente lotado. As inscrições, que foram gratuitas, feitas através do site da rádio, já estavam encerradas há alguns dias, pois o número de inscritos chegou a ultrapassar 500.
Músicos da Comunidade Shalom foram convidados para fazer a animação e, logo na abertura, o ministério clamou pelo derramamento do Espírito Santo, cantando “Derrama Teu Amor Aqui” da cantora Celina Borges. A Comunidade, que estará promovendo o Festival Halleluya, no próximo sábado na Quinta da Boa Vista, seguiu cantando uma música muito ungida do cantor Walmir Alencar, “Quando Uniam-se os Músicos”, e nesse momento todos já estavam entoando louvores, como diz a letra da música, “todo o templo se enchia da Glória de Deus”. Uma pausa foi feita e o ministro chamou as paróquias, uma a uma, para que seus representantes inscritos se apresentassem. E a surpresa foi encontrar pessoas que vieram de lugares distantes como Maricá e até mesmo de Minas Gerais, para participar do encontro. Estavam reunidos músicos de bandas católicas, ministros de música atuantes nas paróquias, cantores de corais, representantes das Comunidades Bom Pastor e Shalom e até mesmo aqueles que vieram conhecer um pouco mais sobre o dom da evangelização através da música.
E foi na confirmação dessa diversidade, tendo todos o mesmo objetivo em comum, que os primeiros acordes da canção “Pra Te Louvar” foram tocados. A música, composta pela cantora Adriana, encerrou a abertura do ministério de música e deu lugar ao Arcebispo do RJ, Dom Orani, que deu as boas vindas a todos, que vieram do trabalho cansados diretamente para o encontro. Dom Orani ressaltou também a importância da presença dos músicos nas reuniões, nas paróquias, nos encontros católicos e sobretudo da unidade na diversidade, algo que nos une na evangelização.
Aguardada por muitos com ansiedade, pois foi divulgado que ela daria o seu testemunho no encontro, a cantora Adriana chegou e pediu para que o ministério continuasse cantando “Pra Te Louvar”, confirmando que esta é uma canção da verdade do nosso chamado, o ministro de música deve crer que para louvar o Senhor ele pode ainda ser melhor. Aproveitando a presença do cantor e Deputado Estadual Márcio Pacheco, que compôs essa canção, Adriana o convidou para juntos exaltarem o nome de Jesus.
Seguindo com seu testemunho, Adriana abriu a Palavra de Deus e leu a passagem dos talentos, Mateus 25, 14-30, leia aqui. Deus confiou um talento a cada um de nós músicos e nós precisamos prestar contas desse talento, afirmou a cantora. É preciso constantemente vigiar o ministério da vaidade, grande causa de problemas. Cantar para Deus não é só chegar, pegar o microfone e cantar. Se nós não tomamos cuidado, tudo vai ficando mecânico, o nosso ministério precisa ser aquilo que nós vivemos. Eu não posso me achar o tal, “o último biscoito do pacote”. Para cantar por cantar existe muita gente, até mesmo muito melhor do que nós, mas para cantar porque foi escolhido por Deus, cantar a sua própria vida, o que se vive, existem poucos.
Adriana relembrou sua história, quando não cantava bem aos 7 anos na missa e era interrompida pelo padre. Passou pelo momento da vaidade até chegar ao Ministério Canção Nova. Nessa fase, a cantora chegou a afirmar que o cantor Dunga a afastou por 3 meses do ministério, para que pudesse prestar atenção em como seu ego estava se sobressaindo. O Ministério Canção Nova chegou a um nível em que as pessoas só iam até a Cancão Nova quando o mesmo estava presente. Foi quando o Monsenhor Jonas Abib decidiu acabar com o Ministério. Adriana agradeceu a Deus, porque foi através dessa decisão sábia de Pe. Jonas, que ela foi podada e chegou a ser o que ela é hoje, como ministra de música católica.
Precisamos de mais ministros na nossa Igreja, comprometidos em cantar a sua vida. O Ministério eficaz é aquele que, ao ser chamado, vai cantar o que está vivendo. Ministrar é inspirar, servir, dar conhecimento.
Já ao som instrumental da canção “Nossa Missão”, Adriana encerrou sua palestra, pedindo para que todos orassem uns aos outros pelo seu Ministério. Todos cantaram a canção, “…para onde mandar eu irei, seu amor eu não posso ocultar, quero anunciar, para o mundo ouvir que Jesus é o nosso Salvador.”
Encerrando o encontro, foi celebrada a Santa Missa por Dom Orani, na presença de vários padres, entre eles Padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor e o Diácono Arnaldo Rodrigues.
Fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.